Em Par com a Poesia

Em Par com a Poesia - Geisa Alves & Paulo Braga Silveira Junior

Em Par com a Poesia – Geisa Alves & Paulo Braga Silveira Junior

Uma coletânea com 90 Sonetos – Alexandrinos e Decassílabos.

Geisa Alves e Paulo Braga são dois excelentes sonetistas contemporâneos que exploram seus poemas em temas quotidianos: esperança, solidão, medo, amor de forma ampla.

Um pouco sobre Soneto…

O soneto é um tipo de poema que se apresenta sob uma estrutura fixa: quatro estrofes, sendo dois quartetos (estrofes compostas por quatro versos) e dois tercetos (estrofes compostas por três versos).

Cada verso do soneto apresenta o mesmo número de sílabas tônicas, geralmente 10 sílabas (verso decassílabo) ou 12 sílabas (verso alexandrino). O verso decassílabo é classificado como heróico quando suas sílabas tônicas estão nas posições 6 e 10 ou como sáfico quando suas sílabas tônicas estão nas posições 4, 8 e 10.

O soneto clássico inicia com uma espécie de introdução que apresenta o tema. Depois, há o desenvolvimento das ideias e, ao final do poema, a finalização com uma conclusão que aparece no último terceto. Assim, o último verso é considerado o fecho de ouro do soneto por encerrar com uma reflexão sobre o tema.

Tratando-se de quartetos, podemos encontrar estas principais formas de posicionamento das rimas: entrelaçadas ou opostas ABBA, alternadas ABAB e emparelhadas AABB. Já para os tercetos, as rimas mais comuns são: CDE CDE ou CDC DCD.

Sem palavra de adeus, sem voz de desenlace,
ausência, pranto, dor e o dia feito em breu.
Restaram, com pesar, as lágrimas na face,
sem tempo de arremate o enredo feneceu.

Geisa Alves – Sem tempo para o adeus.

Hás de brotar do amor, qual flor singela,
e germinar formosa ao chão da vida;
como a expressão melhor da paz sentida,
pintada em tons sutis de uma aquarela!

Paulo Braga Silveira Junior – Mocidade

Um pouco sobre o E-book – Em Par com a Poesia…

Prefácio de Ana Lúcia Finazzi

O mundo precisa de poesia. Precisa da leveza, da introspecção, das múltiplas reações frente à realidade do hoje. Cada poeta descreve sua visão dos eventos e os sentimentos que se refletem na alma. A poesia nos acolhe na percepção de que compartilhamos da mesma essência na criação divina. Ela está na pessoa de Deus, que nos legou a inspiração e a capacidade de traduzir em versos esse universo de sensações, pensamentos, sonhos e realizações. Em cada poeta fervilha o desejo de compartilhar emoções, de transportar o leitor para a sua perspectiva do mundo material e onírico. É o elo pelo qual estamos ligados ao divino e ao profano, à sensatez e ao delírio, a todas as dicotomias da vida.

A sensibilidade dos autores desta obra leva o leitor a penetrar neste complexo poético, enquanto sentimentos são desvendados, memórias são evocadas e caminhos conduzem a novos horizontes. Aproveite cada verso e deleite-se no prazer da poesia.

Ana Lúcia Finazzi – Foi redatora do jornal “O Município”; colaboradora da revista “Interior In” e jornais da região; Diretora de Redação do jornal “ Regional”; Redatora de textos publicitários da SIGMA Designs; Redatora do jornal “Universo FEOB”.
Venceu o VI Concurso Nacional de Trovas de São João da Boa Vista, promovido pelo Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal e União Brasileira de Trovadores- Delegacia São João da Boa Vista, em 1996. Professora do Programa de Educação Para o Trabalho do SENAC São João BV. Revisora da Revista “Atua” da ACE – São João da Boa Vista.

Um pouco sobre Geisa Alves…

Geisa Alves – Sonetista

Contadora, especializada em Finanças e Controladoria.

Geisa nasceu em 06 de dezembro de 1967, em Resende, região sul do estado do Rio de Janeiro e viveu toda sua infância e juventude na cidade vizinha, Itatiaia.

Casada, tem um filho e atualmente mora na cidade natal e atua como especialista de custos e orçamentos em uma indústria do setor agroquímico.

Escreveu durante a adolescência e parou, voltando na pandemia, durante o período de isolamento social. Em setembro de 2020 começou a publicar seus poemas no Instagram através do perfil @geisa.poetisa e em junho de 2021 publicou seu primeiro livro, o e-book Heroína.

É membro do Fórum de Sonetos – grupo dedicado à revitalização do soneto clássico –
e ocupante da cadeira 23 da ABRASSO – Academia Brasileira de Sonetistas.

Um pouco sobre Paulo Braga Silveira Junior…

Paulo Braga Silveira Junior – Sonetista

Paulo Braga Silveira Junior é natural de São João da Boa Vista, SP.

Hoje Aposentado, teve seus primeiros contatos com os Sonetos através do avô, Dr. Jordano Paulo da Silveira, Advogado, Coletor Estadual, Escritor e Poeta.

Seu Pai, Paulo Braga Silveira, Gerente de Recursos Humanos, Teólogo, Escritor, Compositor e Poeta, também marcou a iniciação do filho nos caminhos literários não só com seus poemas e poesias bem como com sonetos e composições musicais.

Foi nesse clima literário que o sonetista, aos 11 anos de idade, teve seu primeiro trabalho publicado em jornal de sua cidade; duas quadras intituladas “Inclusive”, onde ela brinca com o avô por sua implicância com a palavra, que era usada de maneira errônea com muita frequência na televisão.

Durante mais de 25 anos foi o editor e apresentador do programa “Espírito e Verdade”, de cultura religiosa, através da Radio Piratininga, 970 kHz, de São João da Boa Vista e, posteriormente, pela ZYD 883, Radio Mirante FM, também na mesma cidade.

Dentro do seu trabalho de escritor, há de se fazer referência às edições de três volumes de Devocionais Diários “Vida e Fé”, de cunho cristão; a composição de Letra e Música do Hino do Centenário da Igreja Presbiteriana de São João da Boa Vista, a participação, junto com o Grupo Nós, no Festival de Música Popular Brasileira do Clube Palmeiras, em São João da Boa Vista, defendendo uma composição também de sua autoria, letra e música, intitulada “Saudade de Você”.

Mantenedor do blog http://poesiaemsonetos.blogspot.com. Em 2020 dá início às suas publicações de livros e e-books de Sonetos pela Amazon. Também publica seus sonetos no instagram através do perfil @poesiaemsonetos .

Para adquirir o E-book Em Par com a Poesia – Geisa Alves & Paulo Braga Silveira Junior, clique abaixo: